sábado, 27 de junho de 2009

Poder e Liberdade

CONCEITO DE PODER
- O poder é a capacidade de agir, de produzir efeitos sobre indivíduos ou grupos humanos e, para tanto, é preciso ter a posse de meios que permitam alcançar os efeitos desejados.

- O poder não é um ser, mas uma relação. Mais ainda é um conjunto de relações por meio das quais indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos.

- Tipos de poder (sociedades patriarcais):
# Despótico ou patriarcal # Mágico
# Total # Transcendente
# Incorporado # Hereditário

FORÇA E PODER NA ESFERA POLÍTICA:
- “O Estado possui o monopólio legítimo da força”. (Max Weber)

- “A força é o que separa a massa do poder”. (Napoleão Bonaparte)

- A força é um instrumento de coerção, com o objetivo de fazer a lei ser cumprida.

- O governante detém os instrumentos de controle, tais como polícia, tribunais e presídios.

- Poder e política: nas sociedades democráticas, o governante atua na vida pública e é investido de poder para imprimir determinado rumo à sociedade, tendo em vista o interesse comum.

- Ao cidadão (“filho da cidade”) cabe conquistar participação efetiva na determinação dos rumos da sociedade dita democrática.

- “A política democrática deve ajudar os indivíduos a ter acesso à esfera pública, fornecendo-lhes meios adequados: instauração da paridade na representação política, possibilidade de controle e de críticas efetivas pelos cidadãos das instituições e das práticas políticas, regulação dos meios de comunicação, do espaço público, acesso aos locais do político, estímulo ao setor associativo”. (Catherine Audard)

- O cidadão deve aprender a equilibrar os interesses particulares e os coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário